Terra Vermelha que até pouco tempo era conhecido por poucos, e que nem um registro tem na Prefeitura de Vila Velha. Nem mesmo o Governo tem os dados exatos da região conhecida atualmente como Região 5, e que precisa de dados vindos da Associação de Moradores e do Banco Terra - entidade essa da qual falaremos mais adiante, e que muito tem contribuído para o desenvolvimento local. O crescimento foi tão alto e desenfreado, as histórias são tantas, que é preciso juntar todas as histórias, ver o que bate o que não bate, e conversar com os moradores mais antigos pra saber se algo aconteceu realmente ou não. A narrativa sobre Terra Vermelha é quase uma narrativa verbal - passada de boca em boca, morador pra morador - onde os registros são escassos ou inexistentes, e um resgate histórico é super díficil - no entanto, não tem apresentado ser impossível.
O bairro de Terra Vermelha situa-se na Região de Grande Terra Vermelha, no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. A Região de Grande Terra Vermelha, hoje conhecida como G5, é um conglomerado de 25 bairros e 9 localidades rurais que foram surgindo através de processos de ocupação, salvo vezes com interferência do Governo Estadual para desapropriação de terras da região, visando construções 0de moradias para a população que ali se instalavam.
A região possui cerca de 60 mil habitantes. Desses, 2.9 mil habitantes estão localizados no bairro de Terra Vermelha.
Os limites de Terra Vermelha são as ruas A, I, M e Afonso Cláudio. O bairro tem como vizinhos o loteamento Estrela e os bairros Normília, João Goulart e Brunella Dois. Os moradores contam, com duas escolas de ensino fundamental, o Caic Paulo Vinhas e a Escola de Primeiro Grau (EPG) Terra Vermelha, além de uma creche. Possui três times de futebol: Terra Vermelha Esporte Clube; Grêmio Esporte Clube e Comunitário Esporte Clube.
O bairro que no ínicio foi conhecida como “Tangará” (referência a novela global que possuía uma cidade de mesmo nome), devido a distância que era do resto da cidade de Vitória, recebeu o nome de Terra Vermelha devido a cor do barro existente naquele lugar, obviamente vermelho.Em 1977, começaram as primeiras ocupações na região que hoje é conhecida como o Bairro Terra Vermelha. As primeiras famílias a ocuparem o local, moravam em uma área onde ficava a Adutora do rio Marinho. As terras ocupadas faziam parte do Loteamento Brunella Um, um dos loteamentos criados e pertencentes ao dono de terras Aníbal Frizzeira. Entretanto o local era desocupado e não legalizado, foram apossadas pelo senhor Aníbal sem serem registradas em seu nome.
Em maio de 1988 teve início a construção das primeiras 235 residências, de um total de 575. Um ano depois, no dia 23 de maio de 1989, o Governo do Espírito Santo entregou a 1ª chave das casas de Terra Vermelha à moradora Dona Roxinha, sendo essa a data oficial de surgimento do bairro.
Mesmo assim, o bairro sofreu uma ocupação desordenada sem intervenção posterior do governo.
Os bairros que surgiram em 1991, diferente do que aconteceu com Terra Vermelha sofreram uma grande resistência por parte do Poder Público local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário