segunda-feira, 7 de novembro de 2011

História de Terra Vermelha

Terra Vermelha que até pouco tempo era conhecido por poucos, e que nem um registro tem na Prefeitura de Vila Velha. Nem mesmo o Governo tem os dados exatos da região conhecida atualmente como Região 5, e que precisa de dados vindos da Associação de Moradores e do Banco Terra - entidade essa da qual falaremos mais adiante, e que muito tem contribuído para o desenvolvimento local. O crescimento foi tão alto e desenfreado, as histórias são tantas, que é preciso juntar todas as histórias, ver o que bate o que não bate, e conversar com os moradores mais antigos pra saber se algo aconteceu realmente ou não. A narrativa sobre Terra Vermelha é quase uma narrativa verbal - passada de boca em boca, morador pra morador - onde os registros são escassos ou inexistentes, e um resgate histórico é super díficil - no entanto, não tem apresentado ser impossível.






O bairro de Terra Vermelha situa-se na Região de Grande Terra Vermelha, no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. A Região de Grande Terra Vermelha, hoje conhecida como G5, é um conglomerado de 25 bairros e 9 localidades rurais que foram surgindo através de processos de ocupação, salvo vezes com interferência do Governo Estadual para desapropriação de terras da região, visando construções 0de moradias para a população que ali se instalavam.
A região possui cerca de 60 mil habitantes. Desses, 2.9 mil habitantes estão localizados no bairro de Terra Vermelha.
Os limites de Terra Vermelha são as ruas A, I, M e Afonso Cláudio. O bairro tem como vizinhos o loteamento Estrela e os bairros Normília, João Goulart e Brunella Dois. Os moradores contam, com duas escolas de ensino fundamental, o Caic Paulo Vinhas e a Escola de Primeiro Grau (EPG) Terra Vermelha, além de uma creche. Possui três times de futebol: Terra Vermelha Esporte Clube; Grêmio Esporte Clube e Comunitário Esporte Clube.
O bairro que no ínicio foi conhecida como “Tangará” (referência a novela global que possuía uma cidade de mesmo nome), devido a distância que era do resto da cidade de Vitória, recebeu o nome de Terra Vermelha devido a cor do barro existente naquele lugar, obviamente vermelho.



Em 1977, começaram as primeiras ocupações na região que hoje é conhecida como o Bairro Terra Vermelha. As primeiras famílias a ocuparem o local, moravam em uma área onde ficava a Adutora do rio Marinho. As terras ocupadas faziam parte do Loteamento Brunella Um, um dos loteamentos criados e pertencentes ao dono de terras Aníbal Frizzeira. Entretanto o local era desocupado e não legalizado, foram apossadas pelo senhor Aníbal sem serem registradas em seu nome.
Em maio de 1988 teve início a construção das primeiras 235 residências, de um total de 575. Um ano depois, no dia 23 de maio de 1989, o Governo do Espírito Santo entregou a 1ª chave das casas de Terra Vermelha à moradora Dona Roxinha, sendo essa a data oficial de surgimento do bairro.
Mesmo assim, o bairro sofreu uma ocupação desordenada sem intervenção posterior do governo.
Os bairros que surgiram em 1991, diferente do que aconteceu com Terra Vermelha sofreram uma grande resistência por parte do Poder Público local. 


Ulisses Guimarães é o bairro que tem mais habitantes, se for levar em conta os registros de RG? E que Barramares é o maior bairro geográfico do munícipio de Vila Velha? Que 57% dos habitantes da Região da Grande Terra Vermelha é do sexo feminino? Que a maior parte tem o ensino fundamental incompleto e não estuda?

O Movimento Vida Nova Vila Velha - MOVIVE, em parceria com o SEBRAE e CST, através do Programa Gerar, fez uma pesquisa sobre "O Perfil Econômico e Social da Região de Grande Terra Vermelha". A pesquisa foi a primeira do gênero a acontecer no estado do Espírito Santo. Tratou-se de uma pesquisa de amostragem, realizada em domícilios aleatoriamente escolhidos, onde foram feitas cerca de 375 entrevistas envolvendo moradores dos bairros 23 de Maio, Ulisses Guimarães, Barramares, Parque Residencia de Terra Vermelha, Normília Cunha, Parque Residencial Jabaeté, Morada da Barra, João Goulart, Cidade da Barra, Riviera da Barra, São Conrado, Brunela I e II. A margem de erro é de 4,91 pontos percentuais para mais ou menos, grau de confiabilidade de 95% para um universo de 7960 domícilios, o que corresponde a 8,04% das residências do munícipio de Vila Velha, ES.



Comércio.

O comércio da Região de Terra Vermelha como já pincelamos em alguns posts, é relativamente novo. Logo no ínicio da formação do bairro era composto basicamente por farmácia, padaria, mercearia e butecos - sendo os primeiros só um de cada e o os butecos mais abundantes.

Os moradores tinham que se deslocar para o centro pra conseguir comprar materiais básicos para sobrevivencia... e isso podia demorar muito, visto que o único meio de locomoção que tinha estava apenas disponível de 12 em 12 horas.

Hoje em dia, o comécio localiza-se basicamente na rua principal do bairro de Terra Vermelha e ainda não é muito desenvolvido, embora já tenha crescido bastante. Dettmann conta pra gente um pouco mais sobre o comércio de seu bairro.
Foi por causa desse panorama que surgiu o Banco Terra, como contamos no post anterior. E é por esse mesmo motivo que a região recebe inúmeros projetos visando a melhoria do comércio e oportunidade do próprio negócio. Como o projeto "Comércio Total", realizado pelo SEBRAE no ano de 2009.

Foi por causa desse panorama que surgiu o Banco Terra, como contamos no post anterior. E é por esse mesmo motivo que a região recebe inúmeros projetos visando a melhoria do comércio e oportunidade do próprio negócio. Como o projeto "Comércio Total", realizado pelo SEBRAE no ano de 2009.

O Banco Terra surgiu no dia 25 de novembro de 2005, através do Fórum de Desenvolvimento Comunitário do "GG5 - Grupos de Gestores Locais da Região 5" - que teve a história contada no post anterior. Uma das ações do GG5 que falamos foi a da geração de renda para a comunidade. Foi justamente essa atividade que deu origem ao Banco.

                                                        Nome:  Diego de Abreu Santos,Renan Bruno,Jeferson Lírio


Um comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir